Mourões e palanques: o que são?

Nesse post vamos tratar das definições para as palavras mourão e palanque. Também vamos falar sobre seus tipos e utilidades.

O que é mourão?

Trata-se de uma estaca que pode ser fabricada com diferentes materiais. Ela serve para dar sustentação a cercas.

Como ele é usado?

Seu funcionamento pode variar dependendo do material de que é fabricado. Com mourões de concreto, por exemplo, é necessário cavar o solo no mínimo quarenta centímetros e assim fixá-los.

Depois de fixados, neles se amarram a tela, o arame farpado ou qualquer outro material do qual a cerca seja constituída.

Existe diferença entre mourão e palanque?

Não há diferença. O que se chama mourão, em outros lugares do país se denomina palanque.

Quais os tipos de mourão?

Existem três tipos:

  • Retos: oferecem proteção de dois metros para a cerca. A depender do material em que são fabricados, podem ser maiores, caso seja preciso cavar o solo para garantir sustentação.
  • Curvos: assim como os mourões retos, oferecem proteção de dois metros para a cerca. A isso soma-se, em sua parte superior, uma proteção curva de quarenta centímetros em que se emprega arame farpado. A parte curva deve estar sempre voltada para dentro do terreno.
  • Mourão esticador: costuma ser empregado em cercas que protegem terrenos onde há curvas. Com a ocorrência delas, a firmeza da cerca pode ficar prejudicada. Com isso, costuma-se usar dois mourões esticadores para que a cerca fique ainda mais estável e segura.

Quais os materiais usados para fabricar mourões?

  • Madeira – apesar de ser durável, a madeira é uma opção de custo elevado e pouco sustentável. Além disso, deve-se ficar atento à ocorrência de pragas, como cupins, por exemplo.
  • Aço – o aço costuma ser um material mais leve e até mais seguro para a cerca, pois não existe risco de pragas ou de incêndio.Ele também diminui as chances de acidentes em decorrência de queda de raio devido a sua capacidade de aterrar descargas atmosféricas. Costuma ser mais caro do que mourões de concreto e de madeira e mais barato do que os fabricados em madeira plástica.
  • Concreto – são fabricados com argamassa de concreto e costumam ser resistentes às intempéries. Requerem a necessidade de se fazerem buracos no solo para que possa ser fixado.
  • Madeira plástica – é um material produzido a partir de resíduos de diversos tipos de plástico. Quando pronto, ele é pigmentado para se parecer com a madeira. Muitas são as vantagens de seu uso. É um produto sustentável, pois evita o corte de árvores. Além disso, não pode ser corroído nem destruído por pragas. Pode durar até cem anos. Em contrapartida, seu preço é mais elevado do que o dos demais e, dependendo do material usado na fabricação, pode-se ter problemas com gases tóxicos.

 

Como calcular a quantidade de mourões para a sua cerca?

Procure-nos! Nossos consultores terão enorme prazer em lhe auxiliar em tudo o que for necessário.