Alambrados, gradis e telas onduladas: veja as diferenças

Todos esses materiais foram criados para oferecer segurança, protegendo pessoas, animais, plantas ou bens. Trataremos agora das diferenças entre eles.

Tela Ondulada

O que é?

Também chamadas de telas artísticas, as telas onduladas recebem esse nome porque são fabricadas com um arame ondulado. O material que compõe o arame pode variar.

Em geral, encontramos telas com malhas quadradas ou retangulares.

 

Indicações de uso

 

É bastante utilizada para proteger máquinas e equipamentos. Isso ocorre porque a tela ondulada permite a passagem do calor gerado por esse tipo de equipamento.

Também é usada para proteger janelas, portões, corrimãos, cabines, vitrais e até plantações.

 

Pontos positivos

  • Durabilidade: se revestida por PVC ou outro material, pode resistir por muito tempo.
  • Variedade: há diversidade em relação à malha e ao fio ao ser usado. Ou seja, é possível escolher a espessura do arame que se quer usar para a fabricação da tela ondulada, por exemplo.
  • Segurança: mantém máquinas e equipamentos afastados, a fim de evitar acidentes.

 

 

Alambrado

O que é?

É uma tela formada por fios de arame que se entrelaçam formando, em geral, losangos.

 

Indicações de uso

Os alambrados são utilizados para cercar grandes áreas, como campos de futebol, terrenos em geral, piscinas, etc. A opção é sempre por cercar espaços abertos.

 

Pontos positivos

  • Fácil instalação: não é complexo de se instalar, agilizando assim a obra.
  • Resistência: são mais resistentes do que as telas.
  • Durabilidade: se revestido por PVC ou outro material, pode resistir por muito tempo.

 

Gradil

O que é?

            O gradil é uma grade de metal feita com material mais pesado e resistente. Por isso, pode vir a ter um custo mais elevado. Mas possui excelente custo-benefício.

 

Indicações de uso

Pode ser utilizado com variados objetivos e nos mais diferentes tipos de projeto. Imóveis comerciais, geralmente o usam para aumentar sua segurança. Ele pode cercar estacionamentos, jardins, parques e até residências.

Em indústrias, o gradil é usado para restringir a entrada de pessoas em determinadas áreas.

 

Pontos positivos

  • Durabilidade: se fabricado com material de qualidade, costuma durar por muito tempo.
  • Economia financeira: não há perda de material durante os cortes. Suas grades já vêm previamente cortadas e a instalação não é difícil. Além disso, requer pouca manutenção.
  • Economia de tempo: fácil instalação, proporcionando rapidez para a finalização da obra. Em casos de vandalismo, a reposição não é complexa.
  • Variedade: tem a possibilidade de escolha da cor que se deseja empregar.

 

Para que você possa fazer a melhor opção, considere o objetivo com que deseja instalar o material. Por exemplo, se você deseja cercar uma área para previnir-se de assaltos ou invasões, opte por gradis. Você terá um material mais resistente.

Mas se estivermos nos referindo necessidade de cercar uma área verde dentro de uma propriedade, ou se se trata apenas de um terreno, considere o uso do alambrado Se quer apenas proteger uma janela, possivelmente a tela ondulada será uma boa opção.

É comum que as telas sejam menos resistentes ao uso de um alicate, por exemplo. Em uma escala de resistência, a tela costuma ser a menos resistente e o gradil, o mais resistente.

Se tiver dúvidas, fale conosco. Estamos à disposição para auxiliar você a encontrar a melhor opção, de acordo com seu objetivo.